terça-feira, 29 de abril de 2014

Câmara.com Você vai até o Senai

“Câmara.com Você” visita Senai

       O projeto “Câmara.com Você” realizou um encontro com os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio do Senai na última segunda-feira, 28. 
       Durante a visita, os alunos acompanharam uma palestra com esclarecimentos sobre o Poder Legislativo e as gunções dos vereadores. Eles também receberam informações sobre o prazo para o cadastramento eleitoral e puderam listar as demandas que consideram necessárias na comunidade onde estão inseridos.




O prazo para aqueles que desejam fazer ou regularizar o seu título de eleitor encerra-se no dia 7 de maio. O cidadão que não estiver registrado ou estiver em situação irregular no cadastro eleitoral não poderá votar nas eleições deste ano que resultará na escolha do novo presidente da república, um governador e um senador em cada estado do país e ainda deputados federais e estaduais. O “Câmara.com Você” levou essas informações aos estudantes do Senai para incentivar a participação política dos jovens jaraguaenses na eleição desse ano.




      Após a palestra, os discentes apontaram algumas mudanças que consideram importantes para o desenvolvimento do município. As principais reinvidicações foram feitas no âmbito da mobilidade urbana. Preocupados com o futuro do trânsito de Jaraguá do Sul, eles pediram melhorias imediatas para evitar que a situação se torne caótica como acontece em cidades maiores do estado.




O estudante Estefano Tomazeli considera importante a iniciativa da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul de levar informação política para as salas de aula. “Gostei muito do conteúdo que foi apresentado”, revela. Gabriela Bernes, também aluna do Senai, afirmou que a palestra foi muito esclarecedora e apontou para o fato dos adolescentes raramente discutirem política. “Quando trazem esse conhecimento para gente nos sentimos mais integrados na comunidade, na vida política do município e do nosso país”.

Confira o vídeo produzido pela equipe da TV Câmara sobre a visita no Senai:

http://www.youtube.com/watch?v=YVCQg3AyQv4&list=UUZIZa-V-BdyU4Tk8DRHOZWA&feature=share&index=1

sexta-feira, 25 de abril de 2014

“Câmara.com Você” incentiva cadastro eleitoral

        Cumprindo o cronograma de visitas nas unidades escolares de Jaraguá do Sul, o projeto “Câmara.com Você” estará na próxima segunda-feira, 28, no SENAI. Além das atividades recorrentes da iniciativa, como esclarecer dúvidas sobre o papel dos vereadores, o encontro também servirá para divulgação da data final para o alistamento, pedido de transferência ou revisão do título eleitoral.

        7 de maio é a data limite para aqueles que desejam fazer ou regularizar o seu título de eleitor. O cidadão que não estiver registrado ou estiver em situação irregular no cadastro eleitoral não poderá votar nas eleições deste ano que resultará na escolha do novo presidente da república, um governador e um senador em cada estado do país e ainda deputados federais e estaduais.

        Jovens entre 16 e 18 anos de idade não são obrigados a votar e podem escolher se querem ou não colaborar no processo de escolha de novos representantes. O projeto “Câmara.com Você” tem entre seus objetivos incentivar o envolvimento dos estudantes do município na vivência política. O cadastramento eleitoral é o primeiro passo na busca de uma sociedade mais democrática e participativa.

       Para efetuar o cadastro, o interessado deve comparecer ao cartório da 17ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 972, Centro munido de documento de identificação oficial como carteira de Identidade, certidão de nascimento, se solteiro, ou de casamento.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Câmara.com Você vai até a Escola Holando Marcelino Gonçalves

O projeto Câmara.com você esteve segunda-feira, na Escola Holando Marcelino Gonçalves, localizada no bairro Ilha da Figueira. Mais de 100 alunos do terceiro ano do ensino médio participaram da palestra ministrada por servidores da Câmara Municipal. Durante a aula especial, os estudantes receberam lições sobre política e cidadania. Além do exercício do voto consciente.


O projeto Câmara.Com Você tem como objetivo conscientizar os jovens jaraguaenses sobre o papel exercido pelo Poder Legislativo e esclarecer as atribuições de um vereador. A iniciativa também incentiva a participação política e o voto responsável.




A vereadora Natalia Lúcia Petry e estive presente no encontro e respondeu as dúvidas dos estudantes. Um dos questionamentos levantados foi a validade e funcionalidade da lei que trata sobre a inclusão obrigatória de pessoas com limitações físicas e intelectuais em instituições com ensino regular.                                    

Dia 22 de maio, os estudantes da escola participarão da segunda etapa do programa, que inclui uma visita à Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e o acompanhamento de uma sessão ordinária. Eles também poderão apresentar aos parlamentares pedidos de melhorias para o município.

O proximo colégio a receber o projeto Câmara.com Você é o Colégio Senai com data marcada para 28/04 as 10 horas da manhã.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Câmara.Com Você no Colégio Marista


Os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio do Colégio Marista receberam na manhã de hoje, 31, a visita do Projeto Câmara.Com Você. Os estudantes assistiram a uma palestra ministrada por colaboradores da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e depois foram convidados a listarem as principais necessidades percebidas por eles na comunidade onde estão inseridos.


















O projeto Câmara.Com Você tem como objetivo conscientizar os jovens jaraguaenses sobre o papel exercido pelo Poder Legislativo e esclarecer as atribuições de um vereador. A iniciativa também incentiva a participação política e o voto responsável.




Os vereadores Natalia Lúcia Petry e Jair Pedri estiveram presentes no encontro e responderam as dúvidas dos estudantes. Um dos questionamentos levantados foi a validade e funcionalidade da lei que trata sobre a inclusão obrigatória de pessoas com limitações físicas e intelectuais em instituições com ensino regular. O Plano de Educação Nacional, aprovado no final de 2013, institui que a educação regular deve primar pela interação com a educação especial, mas ela não deve ser compulsória. O plano, porém, estipula que as matrículas nas Apaes não serão mais contabilizadas para efeito de repasse do Fundeb, o que causaria o fechamento de diversas instituições pelo país. Para os vereadores essa situação representa um retrocesso.









Os estudantes do Colégio Marista visitam a Câmara de Vereadores no dia 8 de maio quando usarão a tribuna para apontarem as demandas escolhidas em sala de aula. A próxima escola a receber o Projeto Câmara.Com Você será o Homago no próximo dia 07.