terça-feira, 26 de maio de 2015

Escolas pedem ciclovias, áreas de lazer e mais horários de ônibus



O Projeto Câmara.Com Você realizou as primeiras visitas nas escolas de Jaraguá do Sul. Os estudantes do Instituto Jangada e da E.E.B. Elza G. Ferraz receberam a equipe da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul para discutir a importância da juventude dentro do processo democrático. Além de conhecerem um pouco mais dos trâmites legislativos, os alunos puderam apontar necessidades que consideram importantes para a comunidade.

Dando inicio as atividades do quinto ano de execução do projeto, o Câmara.Com Você visa incentivar o exercício da cidadania e a valorização do voto da juventude. Para isso, durante as visitas nas escolas, os alunos conhecem um pouco mais sobre os Poderes Instituídos, em especial o Poder Legislativo. Num segundo momento, é a vez dos estudantes utilizarem seu poder democrático para solicitarem melhorias.

A ampliação da rede de ciclovias no município foi uma das solicitações de ambas as unidades escolares. Eles também pedem que o uso da bicicleta seja incentivado por meio de programas municipais. A preocupação com a falta de parques e áreas de lazer públicas foi outra solicitação recorrente entre os estudantes. A ideia é que estas áreas contem com estruturas como pistas de corrida e quadras de esporte para serem aproveitadas por toda a família. Os alunos do Instituto Jangada sugerem ainda que seja realizado um mutirão de castramento no município.

A maior inquietação dos estudantes da E.E.B. Elza G. Ferraz, localizada no bairro Santa Luzia, está ligada a falta de horários de ônibus mais flexíveis que dificulta a locomoção até o centro e outros bairros. “Na minha rua não passa ônibus, são mais de 13 km até o ponto mais próximo”, lamenta a aluna Daniela Grabouski. O fim do monopólio no serviço de transporte público e mais horários nos finais de semana também estão entre os pleitos da comunidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário