terça-feira, 25 de agosto de 2015

Senai recebe etapa do Câmara.com Você




Nessa segunda-feira (24/08) a equipe da Câmara de Vereadores recebeu a maior missão durante as atividades do Projeto Câmara.com Você de 2015: palestrar para cerca de 200 estudantes dos terceiros anos do ensino médio do Senai de Jaraguá do Sul. O projeto é desenvolvido desde 2010 nas escolas jaraguaenses e possui caráter instrutivo, informativo e educacional. O Senai foi a 12ª escola prevista no cronograma a receber a Câmara de Vereadores durante as atividades escolares.A palestra oferecida aos estudantes incentiva o exercício da cidadania e a valorização do voto. Para isso, algumas questões específicas sobre as eleições são esclarecidas durante a visita.
Muitos boatos e contradições surgem sobre o voto branco e nulo. Em uma eleição, o cidadão pode escolher seu candidato, votar em branco ou anular seu voto. Porém, na prática, não existe diferença entre votos nulos e brancos. Ambos não são considerados válidos na contagem de votos durante a eleição. A confusão surge porque até 1997 os votos brancos eram considerados válidos e ajudavam a determinar quantas vagas cada partido teria direito na Câmara de Vereadores.
Outra dúvida frequente também é esclarecida durante a conversa: é possível cancelar uma eleição se mais de 50% dos eleitores votarem nulo? Será considerado, segundo a Constituição, eleito o candidato que possuir a maioria dos votos válidos, sem considerar a porcentagem de votos brancos ou nulos.
Mas como uma eleição é anulada? Uma eleição só é anulada quando o candidato eleito possuir mais de 50% dos votos válidos e for caçado por irregularidades. Assim, uma nova eleição é convocada. Porém, em uma segunda situação, se o candidato for eleito com menos de 50% dos votos válidos e for caçado por irregularidades quem assume é o segundo colocado. Na sessão ordinária do dia 1º de setembro os alunos do Senai estarão presentes para trazer aos legisladores as três principais reivindicações da comunidade. A próxima escola a participar do projeto é a E.E.B. Prof. José Duarte Magalhães. A visita está agendada para o dia 14 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário