terça-feira, 25 de agosto de 2015

Senai recebe etapa do Câmara.com Você




Nessa segunda-feira (24/08) a equipe da Câmara de Vereadores recebeu a maior missão durante as atividades do Projeto Câmara.com Você de 2015: palestrar para cerca de 200 estudantes dos terceiros anos do ensino médio do Senai de Jaraguá do Sul. O projeto é desenvolvido desde 2010 nas escolas jaraguaenses e possui caráter instrutivo, informativo e educacional. O Senai foi a 12ª escola prevista no cronograma a receber a Câmara de Vereadores durante as atividades escolares.A palestra oferecida aos estudantes incentiva o exercício da cidadania e a valorização do voto. Para isso, algumas questões específicas sobre as eleições são esclarecidas durante a visita.
Muitos boatos e contradições surgem sobre o voto branco e nulo. Em uma eleição, o cidadão pode escolher seu candidato, votar em branco ou anular seu voto. Porém, na prática, não existe diferença entre votos nulos e brancos. Ambos não são considerados válidos na contagem de votos durante a eleição. A confusão surge porque até 1997 os votos brancos eram considerados válidos e ajudavam a determinar quantas vagas cada partido teria direito na Câmara de Vereadores.
Outra dúvida frequente também é esclarecida durante a conversa: é possível cancelar uma eleição se mais de 50% dos eleitores votarem nulo? Será considerado, segundo a Constituição, eleito o candidato que possuir a maioria dos votos válidos, sem considerar a porcentagem de votos brancos ou nulos.
Mas como uma eleição é anulada? Uma eleição só é anulada quando o candidato eleito possuir mais de 50% dos votos válidos e for caçado por irregularidades. Assim, uma nova eleição é convocada. Porém, em uma segunda situação, se o candidato for eleito com menos de 50% dos votos válidos e for caçado por irregularidades quem assume é o segundo colocado. Na sessão ordinária do dia 1º de setembro os alunos do Senai estarão presentes para trazer aos legisladores as três principais reivindicações da comunidade. A próxima escola a participar do projeto é a E.E.B. Prof. José Duarte Magalhães. A visita está agendada para o dia 14 de setembro.

Política e poderes foram tema de palestra do Câmara.com Você



Para conversar sobre a política de nossa cidade e os direitos e deveres com a cidadania, os alunos do terceiro ano de ensino médio da E.E.M Vitor Meirelles participaram de mais uma edição do projeto Câmara.com Você, na segunda-feira, dia 17 de agosto.
Os alunos relembraram, por meio de conversas com colaboradores da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a importância da juventude dentro do processo democrático e o papel que os três poderes constituído no Brasil, que é uma República Federativa Constitucional Presidencialista. Esse sistema governamental é divido em três poderes que é aplicado em todos os municípios do país.
O poder executivo é chefiado pelo prefeito. A prefeitura é responsável por realizar de fato as obras na cidade. Quem é responsável pelo poder legislativo são os vereadores, que fiscalizam as atividades do poder executivo, como a aplicação dos recursos públicos. No poder judiciário faz parte o sistema de justiça brasileiro, que é composto por ministros, desembargadores e juízes. O poder tem a função de julgar quem não cumpre a lei.
A estrutura do poder legislativo em Jaraguá do Sul é composta por diretorias que dão suporte e coordenam as ações em cada setor. Os vereadores e assessores aturam dentro e fora da Casa de Leis. Eles analisam os projetos em tramitação na Câmara, além de apresentar seus próprios projetos e indicações que levam em conta as reivindicações feitas pela comunidade.  
 Além de tirar suas dúvidas sobre a política brasileira, os estudantes da Escola Vitor Meirelles vão participar da sessão ordinária do dia 1º de setembro para encaminhar suas principais reivindicações para os legisladores. O cronograma do projeto Câmara.com Você no ano de 2015 está previsto para o dia oito de dezembro.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Câmara.com Você visita Escola Roland Dornbusch

Em mais uma etapa do projeto Câmara.com Você, os alunos de terceiro ano da Escola de Educação Básica Roland Dornbusch receberam a equipe da Casa de Lei na segunda-feira (03/08). Em primeiro momento, durante a visita pela manhã, os estudantes discutiram a importância da juventude dentro do processo democrático, conheceram um pouco mais dos trâmites legislativos para compreender as atividades de um vereador. Quem ficou com a palavra, depois da conversa, foram os alunos, para que listassem as demandas que consideram importantes para o desenvolvimento de suas comunidades.
 

As prioridades apontadas estão na área de infraestrutura. O pedido é por asfaltamento e acostamento nas principais ruas da região, como na Rua João Carlos Stein, Rua Augusto Schuman, Rua Antônio Emmendoerfer e Rua Berta Wegee. Melhoria e construção de áreas de lazer no bairro Jaraguá Esquerdo e no bairro Rio Molha foram solicitadas. Segundo a aluna Milena da Silva uma área de lazer foi retirada do Bairro Rio Molha para a construção de moradias. A pauta de saúde também foi levantada pelos jovens, que pedem agilidade no atendimento nos postos de saúde da região.
 

Melhorias no trânsito do município também estão entre as reivindicações relacionadas pelos estudantes. Eles pedem o aumento no número de ciclovias, faixas de segurança, restauros em sinalizações e iluminação. Entre as demais solicitações para o desenvolvimento do município, os alunos da Escola Roland Dornbusch consideram importante o investimento no transporte público, com mais horários e pontos durante o trajeto das linhas