quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Câmara.Com Você encerra atividades

         A sessão de ontem, 19, marcou o fim do calendário de atividades do Projeto Câmara.Com Você no ano de 2013. Os alunos das escolas João Romário Moreira, José Duarte Magalhães e do Santo Estevão, extensão do colégio Alberto Bauer, fizeram a leitura das demandas apuradas por eles em sala de aula durante o último encontro entre o Poder Legislativo Municipal e os estudantes das unidades educacionais de Jaraguá do Sul nesse ano.

          A iniciativa foi implantada pela lei pela lei municipal nº 5580, criada em 2010 com o objetivo de aproximar o estudante jaraguaense da vivência dentro do Poder Legislativo e incentivar o voto. Em seu quarto ano de execução, o Câmara.Com Você visitou 22 escolas do município. Cerca de 1780 estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio acompanharam as palestras ministradas pelas servidoras da Casa, Maria do Carmo e Mayara Meyer, sobre as diferenças entre os três Poderes instituídos, Legislativo, Executivo e Judiciário, a importância do trabalho realizado por uma Câmara Municipal e a relevância da figura do vereador para a representatividade do cidadão.









          Durante as visitas os alunos eram convidados a listarem as principais necessidades percebidas por eles nas comunidades onde estavam inseridos. Nesse ano, contabilizaram 66 demandas requisitadas. Dentre os pedidos com maior destaque estão as melhorias no transporte público, aumento da malha asfáltica do município e aperfeiçoamento do serviço de saúde. Todas as solicitações foram entregues aos gabinetes dos vereadores e repassadas para o Poder Executivo por meio de ofício, uma vez que cabe a Prefeitura Municipal a realização dessas melhorias.




         A vereadora Natália Lúcia Petry, proponente da Lei que institui o Projeto Câmara.Com Você, agradeceu a participação de alunos, professores, diretores e responsáveis pela educação do município pelo envolvimento com a iniciativa. “Quero agradecer a todos que oportunizaram a realização desse importante projeto”, afirmou. Natália também lembrou os objetivos que a levaram a sugerir a implantação do projeto. “Esse projeto foi pensado para proporcionar aos estudantes entendimentos sobre a política municipal”, contou. “Muitos ainda confundem as funções do vereador e do prefeito. Vereador não faz obra, ele tem a importante função de representar a população, ouvir a comunidade, levar encaminhamentos e analisar as leis que regem a ordem de nossa cidade”, explicou.
         Natália lembrou a importância da iniciativa para os jovens que serão futuros eleitores. “Nesses quatro anos de Câmara.Com Você, mais de 8 mil alunos acompanharam as palestras e participaram de discussões sobre o voto consciente”, contabilizou. “Quem contrata os políticos é a população e sem o voto consciente, o preço pago pelo povo pode ser muito alto”, declarou. Petry também ressaltou a participação dos estudantes ao sugerirem as melhorias. “Com as demandas recolhidas dentro das salas de aula podemos perceber que os nossos estudantes estão muito atentos ao cenário político e social de nosso município e que demonstram participação ao sugerir melhorias para a cidade”.
         A vereadora encerrou agradecendo ao Poder Executivo pela atenção dada às demandas levantadas pelos estudantes e aos funcionários da Câmara de Vereadores que participaram ativamente da realização da iniciativa.

          Durante a Palavra Livre, o vereador Jeferson de Oliveira sugeriu a realização de relatórios sobre as solicitações atendidas pela Prefeitura. “Seria importante para que estes alunos vejam que suas demandas foram contempladas, que valeu a pena buscar solução para o problema”, afirmou. “Assim, valorizamos mais o trabalho dos alunos e também o nosso trabalho como vereador”.
         As escolas João Romário Moreira, José Duarte Magalhães e do Santo Estevão, extensão do colégio Alberto Bauer, fizeram a leitura das solicitações apuradas em sala de aula no plenário, marcando assim o encerramento oficial das atividades do Câmara.Com Você me 2013. São elas:

E. E. B. João Romário Moreira
Implantação de uma creche no bairro Rio Cerro II.
Providências para a realização do desassoreamento no Rio Cerro.
Viabilizar melhorias na saúde, como a contratação de mais médicos.


E. E. B. Professor José Duarte Magalhães
Soluções para o problema de trânsito causado na Rua Bertha Weege, em frente à empresa Malwee, durante o horário da entrada e saída dos funcionários.
Viabilizar a abertura do Posto de Saúde do bairro Jaraguá 99 que ainda não se encontra em funcionamento.
Melhorias nas coberturas de todos os pontos de ônibus do município.


E. E. M. Alberto Bauer (extensão Santo Estevão)
Implantação de uma creche no bairro Garibaldi, próximo à E. M. E. F. Santo Estevão para que possa atender as comunidades daquela região.
Possibilitar que todas as ruas laterais da rua principal do bairro Garibaldi tenham pavimentação asfáltica.
Para evitar a evasão escolar, estudar a possibilidade de implantar transporte escolar noturno, atendendo os bairros Ribeirão Cacilda, Ribeirão Alice e São Pedro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário